Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, completa 82 anos
Em 2022, a Biblioteca Monteiro Lobato, a mais antiga da cidade, completa 82 anos e parte de sua história integra uma exposição em sua homenagem na 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que acontece entre os dias 5 e 14 de agosto no Internacional Eventos e contempla grande variedade de gêneros e opções literárias nos estandes das mais de 50 editoras participantes, oportunidade para muitos leitores que desejam ampliar seu acervo pessoal.
Pesquisa, informação e entretenimento literário sempre fizeram parte do cardápio de atividades oferecidas pela Biblioteca Monteiro Lobato aos guarulhenses desde sua inauguração, em 10 de novembro de 1940. A exposição multimídia, localizada no pavilhão logo após a entrada do Internacional Eventos, é composta por imagens do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos e mostra breve recorte da dimensão e da importância desse espaço ao longo de todos esses anos de funcionamento.
Há fotos da rua João Gonçalves, na década de 1950, na qual é possível ver o cemitério São João Batista. A parte de baixo do cemitério foi o local escolhido para a construção do novo prédio da biblioteca, que ficou pronto em 1968.
Outra foto histórica é a da funcionária administrativa Áurea Mansur, que em 1959 era responsável pela administração do espaço. Naquela época o acervo era constituído por obras da literatura nacional e internacional, didática e cultura geral.
Acervo
O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Guarulhos é composto pela Biblioteca Central Monteiro Lobato e por sete bibliotecas ramais. Juntas, elas somam um acervo diversificado e com grande qualidade de obras, com mais de 197 mil livros, dos quais 85 mil encontram-se disponíveis para consulta e empréstimo na própria Monteiro Lobato.
Para mais informações sobre a 2ª Bienal do Livro de Guarulhos acesse o site: http://bienaldolivro.guarulhos.sp.gov.br/.