O suspeito foi encaminhado para o 4º DP de Guarulhos
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prendeu um homem por violência doméstica na avenida Santa Ifigênia, na Vila Paraíso, no último domingo (21). A equipe, em serviço de patrulhamento preventivo pelo PA Alvorada, foi solicitada por um GCM de São Paulo. O agente denunciou que a vítima estava sendo ameaçada pelo ex-companheiro em casa.
No endereço denunciado, constataram a presença do suspeito com um pé de cabra na mão. Ele tentou atacar os agentes, mas foi imobilizado e conduzido ao 4° Distrito Policial (DP).
“Após as oitivas, foi lavrado um boletim de ocorrência por violência psicológica contra a mulher, conforme o artigo 147-B do Código Penal, e por violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha. O autor ficou detido e à disposição da Justiça”, diz a GCM.
Ainda de acordo com a GCM, a autoridade policial não arbitrou fiança por entender presentes os requisitos que autorizam a custódia preventiva e, principalmente, para evitar risco à integridade física da mulher ou à efetividade da medida protetiva de urgência requisitada pela própria autoridade no 4° DP.
Quando a mulher ameaçada busca amparo na delegacia, o pedido de medida protetiva deve ser encaminhado pelo delegado em 48 horas (art. 12, III) e o juiz deve decidir em 48 horas (art. 18, I), conforme determina a Lei Maria da Penha.