Animais passarão por atendimento veterinário antes de retornarem ao habitat natural
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Guarulhos, através da Inspetoria Ambiental, efetuou na manhã de segunda-feira (19) a prisão de um homem por crime ambiental no Jardim Guilhermino. Foi realizada a ação durante patrulhamento na rua Ituaçu, onde os agentes encontraram 13 aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal em uma residência.
Dentre as espécies resgatadas, estavam dez coleirinhos, um tico-tico, um papa-capim e um canário-da-terra, todas mantidas sem licença ou específicas permissões que são exigidas por lei. Diante da constatação da irregularidade, as aves e as gaiolas tiveram apreensão e, conjuntamente com o responsável, encaminhadas à DICMA (Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente).
Foi registrado o boletim de ocorrência com base no artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata dos crimes contra o meio ambiente. Os animais foram encaminhados ao CETRAS-SP (Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo), onde irão passar por atendimento veterinário especializado antes de serem reabilitadas e levadas de volta ao seu habitat natural.