Prefeito prometeu definir nessa semana qual dos dois terá seu apoio à sucessão
O ato pró-Bolsonaro realizado neste domingo (25), na avenida Paulista, em São Paulo, reuniu mais de 750 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Entre os participantes estavam o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano, o presidente da Câmara Municipal, Ticiano Americano (Cidadania) e o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como Xerife do Consumidor.
A manifestação foi mais um capítulo da “novela” sobre o apoio de Guti à sucessão municipal. O prefeito se encontrou com os Americanos, que concorrem à indicação, e ficaram junto da multidão. Já o Xerife conseguiu ir ao palanque, junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele tirou várias fotos, inclusive com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), mas não apareceu junto a Guti.
Nesta semana, Guti prometeu definir quem deseja que seja seu sucessor, mas já adiantou que terá o aval de Bolsonaro e Tarcísio. Aí entra o xadrez político. O prefeito é mais próximo de seu secretário de Governo, mas possui boa relação com Jorge Wilson. Tarcísio já indicou o apoio ao Xerife, que é seu líder de Governo na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Americano espera o apoio de Bolsonaro para garantir sua pré-candidatura. Os dois se encontraram na semana passada.
Caso Guti indique Xerife, há risco de racha na base governista, o que ele tenta evitar. Vereadores da base aliada defendem nos bastidores que, caso Americano não seja escolhido, Ticiano entre na disputa.
Na esquerda, o cenário também é de confronto, já que estão confirmadas as pré-candidaturas do ex-prefeito Elói Pietá (sem partido) e do deputado federal Alencar Santana (PT).