Discussão sobre atuação conjunta foi um dos objetivos do encontro
Presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), participou de reunião nesta segunda-feira (23) na sede da Prefeitura de São Paulo, a convite do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Durante o encontro, que contou com a presença de parte do secretariado paulistano, os prefeitos do Alto Tietê abordaram temas comuns as cidades, além de questões intermunicipais. Um dos principais assuntos abordados foi a realização de estudos para implantação de entreposto de hortifrúti na Região Leste da capital, que faz divisa com o Alto Tietê.
A agricultura é uma das principais potências econômicas da região do Alto Tietê, que conta com o “Cinturão de Verde”, área onde é cultivada uma parcela importante de legumes, verduras, frutas e flores, consumidas em todo Estado. A medida beneficiaria centenas de agricultores da região facilitando o escoamento da produção para um novo posto de distribuição e comercialização dos produtos. Um grupo de trabalho, com técnicos da Capital e dos municípios do Condemat, fará os estudos.
Guti falou da importância em promover o estreitamento de relações com a capital paulista, bem como a atuação conjunta em diversas frentes.
“Nossa região possui desafios e temas em comum com o município de São Paulo, por isso estamos buscando atuar em parceria com o objetivo de solucionar problemas limítrofes e promover o desenvolvimento integrado”, disse Guti.
Durante o encontro, os prefeitos abordaram ainda algumas questões intermunicipais como manutenção de vias e limpeza de córregos, assim como saneamento básico e mobilidade urbana, além da problemática que envolve os moradores de rua e usuários de drogas, que em decorrência de intervenções mais ofensivas da gestão da capital migram para as cidades vizinhas, situação essa que demanda o enfrentamento conjunto.
Nunes agradeceu a visita de todos e propôs a atuação em parceria. “Essa integração é muito importante para que a gente possa se ajudar e compartilhar conhecimento em prol do desenvolvimento das cidades e do Estado”, disse.