Novo equipamento terá também um centro de formação para crianças e professores
Em vídeo nas redes sociais, o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), anunciou a entrega do Casarão da Sete de Setembro no aniversário da cidade, em 8 de dezembro. Ele disse que o local será um Museu e um centro de formação para crianças e professores.
O novo equipamento será chamado de Casarão da Nossa História e não terá nenhuma relação com o museu instalado no Complexo do Lago de Vila Galvão e que está fechado desde o ano passado.
De acordo com a Prefeitura, o Casarão da Nossa História será um centro de formação e visitação com foco na história da cidade, no resgate histórico da população, valorizados pontos turísticos e importância do restauro realizado no espaço. A obra está orçada em R$ 7 milhões.
“Pegamos ele (casarão) totalmente destruído. Estamos fazendo um baita de restauro. Infelizmente ele estava sendo mal utilizado, porque estava todo deteriorado. A galera vinha aqui para usar drogas e fazer coisas ilegais. E agora estamos recuperando o casarão e vai virar o Museu da Nossa História. As crianças e os adultos vão poder vir para cá, percorrer o casarão e entender a história de Guarulhos”, explicou Guti.
A gestão municipal informou que o acervo está em vias de construção por especialistas e historiadores versará sobre a história local, história do Casarão, aspectos da ciências naturais no município, época colonial e tempos atuais, colonização, presença negra e indígena, imigração europeia e japonesa, aldeamentos, entre outros temas locais.