Espaços culturais também não podem reabrir e nenhuma área avança na flexibilização
O prefeito Guti (PSB) afirmou nesta terça-feira, 29, que mantém a suspensão das aulas na rede municipal em outubro por conta da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com Guti, ainda não há segurança para que escolas e outras instituições como creches e espaços de recreação voltem a receber crianças.
A decisão do prefeito frusta donos de escolas e creches particulares que anseiam pela retomada das atividades escolares. Além da Educação, todos os outros setores seguem na mesma situação que a atual, não há nenhum avanço na flexibilização econômica da cidade.
As aulas estão suspensas em Guarulhos desde março por conta da covid-19. Com o anúncio, o prefeito segue mais restritivo até meso que o Governo do Estado, que autoriza a retomada das aulas do ensino médio em 7 de outubro e do ensino fundamental no dia 3 de novembro.
Se a rede privada é favorável ao volta às aulas, professores e sindicatos são totalmente contra. De acordo com o prefeito, esta decisão pode mudar de acordo com os índices da cidade.
Guarulhos está na fase amarela do Plano São Paulo, criado pela gestão de João Doria (PSDB) para manter um padrão na flexibilização da quarentena em todo o Estado. A cidade não pode ser mais permissiva, mas pode ser mais restritiva que a esfera estadual.
Além das escolas, setores culturais continuam fechados e os estabelecimentos como bares e restaurantes podem funcionar apenas oito horas por dia para atendimento presencial.