PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guti ignora Doria e decide reabrir comércio no Dia dos Namorados

Foto: Reprodução/Facebook
Compartilhe
PUBLICIDADE

Prefeitos do Alto Tietê fizeram acordo para favorecer vendas no Dia dos Namorados

Em reunião realizada na tarde de hoje (10), logo após o anúncio de avanço da região para a fase laranja do Plano São Paulo, o Conselho de Prefeitos do Condemat (Consórcio dos Municípios do Alto Tietê) definiu que a retomada das atividades econômicas terá início nesta sexta-feira (12), Dia dos Namorados. O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), participou do encontro e concordou com a mudança.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na tarde de hoje que os comércios não essenciais em Guarulhos poderão ser reabertos a partir de segunda-feira (15). Com isso, os prefeitos do Alto Tietê deixam de lado a orientação estadual.

Os setores de comércio de rua e serviços estarão liberados para funcionar por um período diário de seis horas, enquanto os shoppings por sete horas. As igrejas e templos religiosos também serão autorizados a funcionar com até 30% da capacidade. Para evitar retrocessos, o processo de retomada será acompanhado de reforço nas fiscalizações e nas ações de conscientização sobre as medidas de prevenção ao coronavírus.

A direção do Condemat ressaltou que a mudança na  classificação do Alto Tietê, que permite a retomada das atividades, é resultado do esforço conjunto dos prefeitos para ampliação da capacidade hospitalar e no controle da evolução da epidemia, que entrou num ritmo menor de crescimento.

A exemplo da conduta adotada desde o início da quarentena, o Conselho de Prefeitos também definiu, por consenso, as diretrizes para a retomada das atividades. A escolha da sexta-feira para iniciar o processo é estratégica, pela importância da data do Dia dos Namorados para o comércio. Eles decidiram, ainda, estender o funcionamento das atividades por um período superior a quatro horas por entender que isso ajudará no controle de aglomerações. Além disso, os horários para funcionamento de serviços, comércio de rua e shoppings serão diferenciados para evitar que o transporte coletivo fique sobrecarregado.

Conforme a deliberação dos prefeitos, a retomada das atividades na fase laranja será assim:

Serviços – 9 às 15 horas

Comércio – 10 às 16 horas

Shoppings – 13 às 20 horas (Com até 30% da capacidade e sem consumo local, além de proibição de setores de lazer)

Concessionárias e lojas de revenda de carros – Período de 6 horas (cada cidade adapta o melhor horário)

Igrejas – Com até 30% da capacidade e seguindo protocolos de distanciamento

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM