fbpx
PUBLICIDADE

Guti ganha prêmio na Grécia por criação de escolas em período integral

Guti recebe prêmio na Grécia
Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Mais de 20 mil crianças estudam em escolas municipais com horário estendido em Guarulhos

O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), recebeu nesta quinta-feira (1º) o prêmio Woca (Prêmio Empresa Mundial) em cerimônia realizada em Atenas, na Grécia. A honraria foi concedida pelo GCSM (Conselho Global de Sustentabilidade e Marketing) e pelo Fórum das Américas em reconhecimento ao desenvolvimento educacional e à universalização do ensino em período integral no município.

A implementação das escolas em período integral tem avançado na gestão atual. Atualmente mais de 20 mil crianças de zero a três anos estudam nessa modalidade na cidade, usufruem de atividades educativas diversificadas no contraturno das aulas e recebem cinco refeições durante a permanência nas escolas. Em 2017, quando Guti assumiu o Executivo, esse número era de apenas 600 estudantes.

De acordo com o prefeito, a ampliação visa a potencializar a aprendizagem e dar suporte às famílias que precisam trabalhar. Uma das metas batidas foi a entrega de 17 obras de escolas que estavam abandonadas na gestão anterior à sua. A última delas, entregue no fim de maio, deu oportunidade a 250 crianças também em período integral.

“Estamos avançando rapidamente em nossa meta de atender 30 mil alunos na modalidade integral ainda neste ano, e esse prêmio é um incentivo para continuarmos investindo na qualidade da educação guarulhense. Compartilho esse reconhecimento com toda a equipe da Secretaria de Educação e com os professores de Guarulhos, que têm sido fundamentais nessa jornada de transformação educacional”, comentou Guti.

Não é a primeira premiação internacional de Guti por conta da educação. Em outubro de 2022 o Fórum Internacional dos Municípios do Brics, grupo formado por países de mercado emergente de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, premiou o prefeito pelo programa Saberes em Casa, uma política pública guarulhense que foi modelo em enfrentamento a desafios mundiais e que trabalhou na pandemia propostas educativas por meio de ações em canal aberto na TV, jogos, vídeos no YouTube, biblioteca virtual e roteiros de aprendizagem.

Além disso, Guti também participou de painéis globais que celebraram as conquistas de Guarulhos no incentivo ao pensamento crítico, ao hábito da leitura e no acesso à informação por estudantes da cidade. Dentre os projetos constam a entrega de mais de 500 mil livros aos alunos da rede municipal, o uso de netbooks, de Wi-Fi e o acesso a obras literárias como instrumentos de aprendizagem. Outra importante iniciativa é o projeto Livros Livres Voam, que consiste em ambientes com obras para o público infantil, infantojuvenil e adulto em salas de espera de serviços públicos.

Os painéis ocorreram em janeiro de 2023, no IX Encontro Internacional de Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, da Unesco, em Cuba, em outubro de 2022, na Semana Global de Alfabetização Midiática e Informação, na Nigéria, promovida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Fórum Internacional dos Municípios do Brics e, em junho de 2022, no Fórum Urbano Mundial 11 da ONU, na Polônia. Nenhuma dessas viagens gerou despesas aos cofres públicos municipais.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM