Ao lado do governador, prefeito pede que guarulhenses que votem na capital paulista não apoiem Guilherme Boulos
O prefeito Guti (PSD) deve permanecer neutro no segundo turno da eleição em Guarulhos. Contudo, em São Paulo, ele apoia a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Nesta sexta-feira (25), ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele gravou vídeo em que pede que os guarulhenses que votam na capital paulista ou os paulistanos que trabalham em Guarulhos se mobilizem em prol do candidato de centro-direita.
No vídeo, Tarcísio reforça a importância da vitória de Nunes em São Paulo e elogia a gestão Guti.
“Você já conhece o Guti, o grande prefeito que ele é, fez muito por Guarulhos. Vim pedir o apoio dele agora em prol do Ricardo Nunes. Nós temos uma fronteira grande entre São Paulo e Guarulhos e manter essa harmonia na região metropolitana e manter o trabalho do Governo de São Paulo alinhado com o município de Guarulhos e de São Paulo é fundamental. Temos projetos importantes e comuns, como a expansão da Linha 2, que vai sair de São Paulo e atender Guarulhos”, disse o governador.
Guti afirma que Nunes é a melhor opção para São Paulo e que “do outro lados é (Guilherme) Boulos, de esquerda, e vai dar ruim”.
Neutralidade em Guarulhos
Guti apoiou o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), que ficou em terceiro lugar na eleição municipal em Guarulhos. A neutralidade no segundo turno é estratégica. O prefeito foi atacado pelo vereador Lucas Sanches (PL) na Câmara Municipal nos quatro anos de mandato e foi rival do ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) nas últimas duas eleições. Ele pretende ser oposição construtiva a qualquer um que vencer a eleição no próximo domingo (27).
Após oito anos à frente da Prefeitura de Guarulhos, Guti é considerado um nome forte no PSD, partido presidido por Gilberto Kassab. O prefeito tem boa relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o próprio Tarcísio. Ele pretende ser candidato a deputado federal em 2026, mas pode ser candidato ao Senado – ou suplente -, a depender das coligações e composições. Ainda a considerar o contexto eleitoral, Guti pode ser candidato a prefeito novamente em 2028. Por isso, não quer ficar ao lado de Lucas ou Pietá.