fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guti envia projeto à Câmara para congelar IPTU em 2025, na gestão de Lucas Sanches

Guti e Lucas Sanches
Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE

Medida é estratégia para convencer vereadores a aprovarem anistia

O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), informou que vai enviar na próxima segunda-feira (2) um projeto de lei à Câmara Municipal para congelar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no próximo ano, assim como é feito desde 2017. Com isso, ele pode garantir a manutenção da política pública de seu mandato no primeiro ano de gestão do prefeito eleito Lucas Sanches (PL). A medida é uma estratégia para convencer os vereadores a aprovarem o projeto da anistia de juros e multas das dívidas municipais.

A equipe de Lucas convenceu a maioria da base aliada de Guti – e que será base aliada dele – a não votar a anistia neste ano, mas apenas no início de 2025. A gestão Guti conta com a aprovação do chamado Programa de Parcelamento Incentivado para reforçar o caixa municipal e quitar dívidas à curto prazo. A estratégia já é utilizada por cidades vizinhas do Alto Tietê que aprovaram anistias em outubro e novembro, como Arujá, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes.

Guti enviou o projeto da anistia na semana passada, mas os parlamentares fizeram um acordo para não votá-lo. O presidente da Câmara, Ticiano (PSD), tem convocado sessões diariamente, mas elas têm sido encerradas por falta de quórum. Contudo, com o projeto do IPTU, a situação pode ser alterado. Isso porque ao enviar o projeto Guti obriga Lucas a se posicionar sobre o congelamento do IPTU e, ao mesmo tempo, constrange os vereadores se eles não votarem o projeto que tem maior apelo popular.

A expectativa é que Guti esteja na oposição de Lucas a partir de janeiro e que ele e parte de sua equipe sejam alocados em algum espaço no Governo do Estado. Em 2026, Guti será candidato a deputado federal e terá como principal adversário o vice-prefeito eleito Thiago Surfista (Novo), que terá apoio da máquina e da maior parte dos vereadores eleitos.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM