Programa beneficia moradores da Vila Flora, Sítio dos Morros, Jardim Fortaleza e Jardim Soberana
Neste sábado (9), o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), entregou as obras de pavimentação em nove ruas, beneficiando diretamente 347 famílias. As melhorias ocorreram em quatro bairros, totalizando mais de 6 mil metros quadrados de pavimento intertravado. O trabalho foi realizado por meio do programa Mãos à Obra, que é coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos.
Na Vila Flora, região do Itapegica, as ruas Luigi Ricciteli, Canadense, Olavo Bilac e Tancredo Neves receberam no total cerca de 2 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica. No bairro Sítio dos Morros, as ruas Caetano Picardi, Lombada e Boa Vista foram beneficiadas com 2.2 mil metros quadrados de piso intertravado. Já no Jardim Fortaleza, a rua Romeu Avilez foi pavimentada em uma extensão de 490 metros quadrados, enquanto a rua Rio Negro, no Jardim Soberana, recebeu 1.350 metros quadrados de pavimento.
“O calçamento desses endereços beneficia diretamente a vida de mais de 1,3 mil pessoas, proporcionando a elas uma vida com mais dignidade e conforto”, afirmou Guti.
O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, reforçou o impacto positivo do projeto, destacando a importância da participação comunitária.
“O trabalho realizado pelo Mãos à Obra é essencial, pois, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores ao eliminar problemas como poeira e lama, fortalece os laços entre os vizinhos e promove um sentimento de pertencimento ao local. Todos os moradores participam e contribuem para alcançar o tão esperado resultado da pavimentação, algo que muitos aguardam por anos”, afirmou Minelli.
Mãos à Obra
No sistema de pavimentação do projeto Mãos à Obra, a Prefeitura é responsável pela execução da drenagem (quando necessária) e pela instalação de guias e sarjetas. A comunidade participa ativamente da colocação dos blocos intertravados. Antes das intervenções, são realizados estudos do local e reuniões para mobilizar a comunidade, incentivando a colaboração e o engajamento dos moradores no processo de urbanização.