Atual presidente Martello tenta viabilizar reeleição, mas voto de relatora do processo no STF fortalece nome de Ticiano
O prefeito Guti (PSD) afirmou nesta quinta-feira (24) que o vereador Ticiano Americano (Cidadania) tem seu apoio na corrida pela Presidência da Câmara para o próximo biênio.
A declaração foi dada durante questionamentos de jornalistas no Maia Fan Fest, no Bosque Maia.
Ticiano é genro do atual secretário de Governo, o ex-vereador Edmilson Americano, e trava uma batalha contra o atual presidente da Casa, Fausto Martello (PDT), que entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar viabilizar sua reeleição.
De acordo com a Lei Orgânica do município, nenhum membro da mesa diretora pode ser reeleito para o mesmo cargo na mesma Legislatura.
Martello tenta, com base na reeleição de Rodrigo Maia para a Presidência da Câmara dos Deputados duas vezes seguidas, reverter a restrição em Guarulhos.
Relatora do processo, a ministra Cármem Lúcia se manifestou contrariamente à reeleição de cargos da mesa diretoria do Legislativo em Guarulhos, com base na Lei Orgânica Municipal. Outros 11 ministros devem votar para que uma decisão final seja válida.
O prefeito Guti (PSD), porém, afirmou que não entrará na questão jurídica, mas que não esconde que Ticiano tem seu apoio.
“Independente dessa batalha jurídica que a gente deixa para os interessados e o mundo jurídico, hoje, o Ticiano tem o meu apoio para que ele consiga dar um bom andamento, como o Martello tem dado. Lá atrás o Martello não podia ser candidato, aventou a possibildiade, agora tá se consumando que ele não pode, então o Ticiano hoje praticamente é o único candidato, ele tem meu apoio”, disse Guti.
Apesar do prefeito afirmar que Ticiano é praticamente o único candidato, o grupo de Martello tenta viabilizar outra candidatura caso não consiga tentar a reeleição.