O projeto busca reduzir enchentes e inundações na região do rio Baquirivu-Guaçu
Guarulhos venceu o prêmio InovaCidade com o Programa Viva Baquirivu, projeto de macrodrenagem e intervenções urbana para mitigar enchentes e inundações, na edição 2024. A região do rio Baquirivu-Guaçu é responsável por mais 70% das enchentes na cidade, segundo o prefeito Guti (PSD).
Pelas redes sociais Guti anunciou a vitória. Ele acredita que a situação da região em 2024 é melhor do que em anos anteriores. “A gente sofreu menos com enchente”, afirma.
“[O programa] já vem dando resultado, como vocês viram este ano, conseguimos diminuir bastante [as enchentes]. Não conseguimos zerar, mas isso é o que a gente persegue sempre. Estou muito feliz. Parabéns a todos os que executaram o programa”, disse Guti.
O Prêmio InovaCidade é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Em 2024 foram 128 inscrições, sendo 43 projetos premiados.
Veja o vídeo:
O que é o Programa Viva Baquirivu
O programa Viva Baquirivú é um projeto de macrodrenagem e intervenções urbanas associadas financiado com recursos da Corporação Andina de Fomento – CAF. Seu objetivo geral é melhorar a capacidade dos sistemas de drenagem e controle de enchentes na bacia do rio Baquirivu-Guaçu, um dos principais afluentes do Rio Tietê, e promover a recuperação ambiental, social e a resiliência climática, além de melhorar a conectividade rodoviária e a mobilidade no Município de Guarulhos.
Isso está sendo realizado através da expansão e adaptação do canal e margens do rio, construção de reservatórios de controle de cheias, revitalização de áreas urbanas e reabilitação de estradas e corredores de transporte. O programa mobiliza recursos na casa de US$ 120 milhões.
Faz também parte do programa a construção de ciclovia, pista de corrida, melhoria nas vias urbanas e ampliação dos corredores viários de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e a adequação do corredor viário e de ônibus das avenidas Jamil João Zarif e Natália Zarif, entre outras melhorias. Também serão implantados reservatórios (piscinões) ao longo do trecho, que irão colaborar no controle das cheias em épocas de chuvas.