PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guarulhos vai universalizar tratamento de esgoto daqui 12 anos

Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

Plano da Sabesp inclui estações de tratamento no Cabuçu e no Fortaleza

Por ocasião do aniversário de 461 anos de Guarulhos, celebrado na última quarta-feira (8), a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) divulgou uma série de ações que executa no município desde que assumiu a gestão da água e do esgoto, em 2019.

Hoje, a cidade deixou de ser a maior poluidora percentualmente do Rio Tietê, com o tratamento de 40% do esgoto produzido. A Sabesp pretende alcançar a marca de 70% até 2024, com a construção da URQ (Unidade de Recuperação da Qualidade da Água), o que possibilitará o retorno de vida ao rio no trecho local.

Além disso, a Sabesp está construindo duas novas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), no Jardim Fortaleza e no Cabuçu, que devem ser entregues até 2025. De acordo com a empresa de economia mista, a expectativa é que Guarulhos tenha tratamento de todo o esgoto produzido até 2033.

A Sabesp também está implementando o Programa Água Legal no bairro Sítio São Francisco, o que beneficiará 4 mil famílias. O serviço irá ocorrer nos bairros Tijuco Preto e Jardim Cumbica I.

A superintendente da empresa na região, Debora Pierini Longo, garante que hoje Guarulhos tem o mesmo padrão de abastecimento da capital paulista, com o fim do rodízio de água.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM