Guarulhos troca experiência com cidade chinesa sobre combate à covid-19

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Foto: Divulgação/PMG

Representantes da Prefeitura e da cidade chinesa de Yiyang se reuniram via videoconferência

Representantes da Prefeitura de Guarulhos e autoridades e médicos da cidade chinesa de Yiyang se reuniram em mais uma videoconferência para compartilhar experiências e dialogar sobre medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19), com foco em políticas e ações em prol da retomada econômica. O encontro virtual ocorreu nessa quarta-feira (29) e contou com suporte da Câmara de Desenvolvimento Econômico e Cultural Brasil-China (CDECBC).

Guarulhos apresentou o cenário da pandemia no município, abordando o início da retomada econômica diante da melhora de seus indicadores de acordo com o Plano São Paulo. Na ocasião, foram discutidas iniciativas de suporte à saúde, como um aplicativo que permitirá que empresas, mediante adesão, monitorem sintomas da Covid-19 de forma coordenada com o poder público.

Também foi abordado o processo de interação com os setores econômicos locais no desenho das medidas de retomada e alguns dos principais indicadores do impacto da pandemia na economia em contexto municipal.

Yiyang expôs experiências de políticas de “normalidade econômica”, que já resultou num retorno de 100% das atividades no período atual, mas em um novo contexto, com restrições.

zO processo é coordenado por um Comitê de Normalidade Econômica Pós-pandemia, que tem um grupo de trabalho que produz relatórios diários sobre a situação econômica local com base em informações fornecidas voluntariamente pelas empresas da cidade.

Mesmo que os chineses estejam há 150 dias sem novos casos, a situação de normalidade não é igual antes da pandemia. Existem diversas medidas de limite e controle da circulação de pessoas, e a principal é a identificação via QR code para rastreamento e ingresso em locais públicos, como restaurantes e comércios. Isso facilita a investigação epidemiológica dos contatos em caso de aparecimento de sintomas. Além disso, o ingresso em muitos prédios de uso comum ainda é antecedido de medição de temperatura.

Ao final da conferência os representantes de Yiyang elogiaram a diligência das equipes da Prefeitura de Guarulhos na contribuição significativa e na troca de experiências, o que não tem sido fácil encontrar em outras cooperações que têm sido promovidas com cidades de todo o mundo no contexto atual. 

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Veja também...

- PUBLICIDADE -