Em todo o Estado, 261 escolas vão aderir ao Programa Ensino Integral no próximo ano
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oficializou nesta sexta-feira (4) a entrada de 261 novas escolas no PEI (Programa Ensino Integral) para o ano letivo de 2023. Destas escolas, 14 estão Guarulhos.
Até o início da atual gestão, o Estado contava com 364 unidades funcionando em tempo integral (6% da rede) e agora serão 2.311 (44% da rede).
“Essas 261 novas escolas terão educação e aprendizado em dobro para os estudantes. Isso completa um ciclo desse governo que saiu de 100 mil alunos em 2019 para mais de 1,2 milhão de alunos no ano letivo de 2023. Foi um enorme esforço feito pelo Governo do Estado e pela rede estadual de educação para que a gente pudesse alcançar esse número”, disse o governador Rodrigo Garcia (PSDB).
Com a ampliação, o número de vagas neste modelo de ensino foi multiplicado por dez nesse período, passando de 115 mil para mais de 1,2 milhão.Presente em todas as 91 Diretorias de Ensino do Estado, o Programa de Ensino Integral alcança 492 municípios paulistas e propicia um aumento expressivo na proficiência dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, por exemplo.
Recente pesquisa do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) mostrou que estudantes do 3º ano das escolas PEI analisadas obtiveram 14,1 pontos adicionais em Matemática e 10,2 em Língua Portuguesa na escala SARESP.
Considerando que um estudante típico aprende ao longo do Ensino Médio o equivalente a 15 pontos na escala SAEB em Matemática e 20 pontos em Língua Portuguesa, de acordo com uma pesquisa do professor Ricardo Paes de Barros, pode-se concluir que o estudante do PEI teve quase três anos letivos adicionais de aprendizagem em Matemática e um ano e meio em Língua Portuguesa do que teria caso sua escola não tivesse se tornado integral.
O programa também é um importante aliado para a redução da evasão escolar. Para escolas estaduais do PEI, a taxa de evasão foi 10,6 p.p. menor se comparada às escolas regulares. O impacto é ainda maior para jovens com atraso escolar, em que a taxa de evasão foi 19,4 p.p menor.
O estudo revela ainda que os resultados são ainda mais expressivos em escolas que aderiram ao modelo PEI há mais tempo. Alunos que frequentaram por pelo menos três anos o ensino médio integral têm mais do que o dobro de aprendizado em Matemática e 73% a mais em Língua Portuguesa do que um estudante típico desta etapa.
Veja a lista de novas escolas em tempo integram de Guarulhos:
- BOM PASTOR (Recreio São Jorge)
- BRASILIA CASTANHO DE OLIVEIRA DONA (Jardim Santa Mena)
- JUVENAL RAMOS BARBOSA (Jardim Rosa de França)
- MARIA HELENA BARBOSA MARTINS PROFESSORA (Vila Bremem)
- WALDOMIRO POMPEO PREFEITO (Jardim Divinolândia)
- ALBERTO MENDES JR CAPITAO PM (Jardim Vila Galvão)
- CARLOS MACHADO BITENCOURT MARECHAL (Vila Clotilde)
- CIDADE SOIMCO II (Cumbica)
- JOCILA PEREIRA GUIMARAES PROFESSORA (Vila Galvão)
- JOSE ROBERTO FRIEBOLIN PROFESSOR (Vila Rosália)
- MAURICIO GOULART DEPUTADO (Vila Dinamarca)
- PAULO NOGUEIRA PROFESSOR (Jardim Santa Francisca)
- ROBERTO HIPOLITO DA COSTA BRIGADEIRO DO AR (Jardim Castanha)
- VICTOR CIVITA (Cidade Jardim Cumbica)