fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guarulhos tem 7 mil casos registrados de dengue em 2024

larvas do aedes aegypti x dengue
Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

A região do Água Chata é a que tem maior incidência da doença

A cidade de Guarulhos registou 6.837 casos notificados de dengue entre 1º de janeiro e 23 de fevereiro de 2024, segundo dados os dados do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde Municipal. Deste total, 4.568 são de casos confirmados. A área do Água Chata, que integra a região Pimentas/Cumbica, é a que tem maior incidência da doença.

Até o momento, há dois registros de morte pela doença, uma idosa de 104 anos moradora do Pimentas, e uma idosa de 86 anos na mesma região.

No mesmo período do ano passado, o município teve 446 casos notificados, 82 confirmados e 202 em investigação. Não houve registro de morte.

As mulheres entre 20 e 49 anos são as mais afetadas pela dengue, de acordo com o boletim.  Dor de cabeça, mialgia (dor muscular) e febre foram os principais sintomas relatados pelos pacientes. 

A Saúde registra as ocorrências de dengue em todas Unidades Básicas de Saúde. Em cinco delas, o número ultrapassa mil casos. São elas: UBS Dinamarca (2.295 casos), UBS Cabuçu (1.845),  UBS Jandaia (1.245), UBS Allan Kardec (1.200) e UBS Marinópolis (1.168).

Vacinação 

O município registrou 523 mil doses aplicadas no primeiro dia de vacinação, que ocorreu em 20 de fevereiro. A vacinação contempla no primeiro momento crianças de 10 e 11 anos. 

Para a administração da dose é necessário que os pais ou responsáveis legais estejam presentes e apresentem comprovante de endereço, além de documento com foto ou Certidão de Nascimento do menor. A vacinação é realizada em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no  Ambulatório da Criança e do Adolescente, abrangendo as quatro regiões de saúde da cidade.

Polos de vacinação por região

Região Centro: UBS Tranquilidade, São Rafael, Cavadas, Flor da Montanha, Cecap e Ambulatório da Criança e do Adolescente.

Região Cantareira: UBS Continental, Paulista, Cidade Martins, Belvedere, Rosa de França, Jovaia e Recreio São Jorge.

Região São João/Bonsucesso: UBS: Seródio, Marinópolis, Ponte Alta, Nova Bonsucesso e Carmela.

Região Pimentas/Cumbica: UBS: Dinamarca, Cumbica (Mario Macca), Nova Cumbica, Uirapuru, Jurema, Normandia e Pimentas.

Aedes Aegypti

O mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya é o Aedes Aegypti. Ele se caracteriza pelo tamanho pequeno, cor marrom médio e por nítida faixa curva branca de cada lado do toráx. Nas patas, apresenta listras brancas. A observação destas características a olho nu é bastante difícil.

Guarulhos tem 7 mil casos registrados de dengue em 2024
Mosquito transmissor da dengue (Foto: Divulgação/PMG)

Sintomas

A doença apresenta os seguintes sintomas: febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, perda do apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, dores nas articulações.

Serviço

O horário de vacinação é das 8h às 16h, exceto nas UBS Cecap, Tranquilidade, Paulista e Flor da Montanha e no Ambulatório da Criança e do Adolescente, que atenderão até as 18h.

Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em: www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. Já o Ambulatório da Criança fica na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro.

Matéria atualizada para incluir a confirmação da segunda morte por dengue

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM