PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guarulhos tem 66 mil casas com risco de deslizamentos

Foto: Reprodução/TV Globo
Compartilhe
PUBLICIDADE

Estudo revela que risco de a cidade ser atingida por uma catástrofe é real

Milhares de guarulhenses vivem em residências com risco de deslizamento ou movimentação de terra durante chuvas intensas, aponta estudo financiado pelo Bird (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento), a pedido do Instituto Geológico, órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo. O levantamento foi entregue à Prefeitura de Guarulhos na última sexta-feira (14).

O estudo revela que o risco de a cidade ser atingida por uma catástrofe, como já ocorreu em outros municípios, é real. Segundo o Mapeamento de Riscos de Movimentos de Massa e Inundações, 66.253 residências podem ser danificadas por deslizamentos. Destas, 5,7 mil possui risco muito alto de sofrerem esse problema. Outras 8 mil possuem risco alto e 8,7 mil risco médio.

Em relação às inundações – que são mais comuns – o número de casas ameaçadas é menor: 6.720, das quais 407 possuem risco muito alto e 1,4 mil risco alto.

O Bird orienta uma série de políticas públicas que podem ser adotadas para evitar desastres, como remoção de moradias e monitoramento das áreas de risco. O plano sugere ainda várias ações pontuais – e caras -, como o desassoreamento e limpeza do canal do Rio Cabuçu de Cima e córrego Cabuçu de Cima, no bairro Vila Itapegica e ao Rio Tietê no bairro Ponte Grande.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM