Levantamento do Selurb aponta a cidade como a 20ª melhor do país neste quesito.
O Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), em parceria com a consultoria PwC Brasil, revela que Guarulhos teve grande avanço nas medidas de limpeza urbana e sustentabilidade.
De acordo com o ranking do ISLU, Guarulhos é a 20ª cidade do país neste quesito, com base nos dados de 2019. No ano anterior, o município aparecia na 65ª posição.
O Selurb considera Guarulhos com nota máxima (1) no quesito impacto ambiental. Isso significa que, de acordo com a entidade, os dois aterros sanitários na cidade não causam danos ambientais. Por outro lado, a recuperação de resíduos sólidos é o calcanhar de Aquiles da gestão local, com nota 0,017, em uma escala de zero a um. A sustentabilidade financeira e o engajamento foram considerados satisfatórios, com índices 0,876 e 0,832, respectivamente.
A liderança do ranking é exercida pela cidade de Santos, com 0,753 pontos. Em seguida, aparecem Niterói (RJ), com 0,742; Caxias do Sul (RS) e Blumenau (SC), com 0,734 cada. Guarulhos tem nota 0,698. Em 2018, o município alcançou índice 0,656.
No final de 2018, houve um desabamento no aterro sanitário do Cabuçu. Ninguém ficou ferido, mas os moradores de vários bairros reclamaram do odor ruim por alguns dias. Entretanto, o incidente aparentemente não prejudicou Guarulhos no ranking.