Redução mais expressiva foi nas categorias de semirreboques e caminhões, seguidas de caminhonetes
Guarulhos registrou uma queda de 6,8% nos roubos e furtos de veículos, no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados estão no Boletim Econômico Tracker-Fecap, que acaba de ser tabulado. Foram 1.312 ocorrências entre janeiro e abril.
“Essa baixa pode ser atribuída a uma combinação de fatores, como o aumento da eficiência das políticas de segurança pública, o uso de tecnologias de rastreamento e monitoramento veicular e a maior conscientização dos proprietários de veículos sobre medidas de prevenção”, afirma o pesquisador da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) responsável pelo estudo, Erivaldo Vieira.
Entre janeiro e abril deste ano, foram furtados 986 veículos em Guarulhos. Também houve 326 roubos de veículos na cidade. Já no primeiro quadrimestre de 2024 aconteceram 1.042 furtos e 336 roubos.
Praticamente todas as categorias apresentaram redução de ocorrências no Estado de São Paulo. Os automóveis, que continuam sendo o principal alvo dos criminosos, tiveram baixa de 16,3%; motocicletas, segunda categoria mais afetada, apresentaram uma retração de 7,4%; caminhonetes, camionetas e motonetas registraram quedas superiores a 19%; já os caminhões tiveram redução de 26,3%.