fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guarulhos registra mais duas mortes por dengue; número de óbitos sobe para 5

mosquito -dengue
Foto: Freepik
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

A cidade é a que contabiliza mais óbitos pela doença em todo o estado de SP

Guarulhos registrou mais duas mortes por dengue, nesta quinta-feira (7), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. As vítimas são um homem e um adolescente de 16 anos que tiveram os óbitos confirmados em 26 e 27 de fevereiro, respectivamente. 

Com cinco óbitos, Guarulhos se tornou a cidade paulista com mais vítimas da doença desde o início de 2024. Até esta quinta-feira(7), o painel de controle da doença da Secretaria Estadual de Saúde mostra as cidades com mais mortes causadas pela dengue. São elas: Guarulhos (5), Taubaté (4), Campinas (3), Marília (3), Pederneiras (3), Bariri (2), Franca (2), Jacareí (2), Pindamonhangaba (2), Ribeirão Preto (2), São Paulo (2), Batatais (1), Bauru (1), Bebedouro (1), Boracéia (1), Bragança Paulista (1), Iguape (1), Mairiporã (1), Matão (1), Mauá (1), Parisi (1), São José dos Campos (1), Serrana (1), Suzano (1), Tremembé (1) e Votuporanga (1).

A primeira morte registrada na cidade foi de uma mulher de 104 anos, em 6 de fevereiro. Já o segundo óbito foi confirmado em 27 de fevereiro, trata-se de uma idosa de 86 anos, moradora da região Pimentas/Cumbica. Em 29 de fevereiro, a Saúde registrou a 3ª morte, uma mulher de 42 anos, moradora do Centro.

Nesta terça-feira (5), o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), decretou estado de emergência na cidade devido ao aumento no número de casos de dengue. A cidade possui mais de 8.720 casos confirmados da doença e 828 em investigação, além de 4 mortes sendo investigadas.

Sintomas

A doença apresenta os seguintes sintomas: febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, perda do apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, dores nas articulações.

Vacinação 

A cidade recebeu em 19 de fevereiro 34.270 doses do imunizante Qdenga e começou a vacinação para o público-alvo de 10 e 11 anos no dia seguinte. Até agora já foram vacinadas 7.223 crianças de dez e 11 anos, o que representa 16,20% do total, numero considerado baixo. As informações são da Secretaria da Saúde de Guarulhos.

Desde quinta-feira (7), a cidade ampliou a vacinação para a faixa etária de 12 a 14 anos. Para reforçar a imunização das crianças, Guarulhos iniciou campanha de vacinação nas escolas municipais.

Polos

A imunização acontece em 25 polos espalhados pelas quatro regiões de saúde:

Região Centro: UBS Tranquilidade, São Rafael, Cavadas, Flor da Montanha, Cecap e o Ambulatório da Criança e do Adolescente.

Região Cantareira: UBS Continental, Paulista, Cidade Martins, Belvedere, Rosa de França, Jovaia e Recreio São Jorge.

Região São João/Bonsucesso: UBS: Seródio, Marinópolis, Ponte Alta, Nova Bonsucesso e Carmela.

Região Pimentas/Cumbica: UBS: Dinamarca, Cumbica (Mario Macca), Nova Cumbica, Uirapuru, Jurema, Normandia e Pimentas.

Serviço

O horário de vacinação é das 8h às 16h, exceto nas UBS Cecap, Tranquilidade, Paulista e Flor da Montanha e no Ambulatório da Criança e do Adolescente, que atenderão até as 18h.

Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em: www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. Já o Ambulatório da Criança fica na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM