PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Guarulhos registra geada e frio intenso na madrugada

Foto: Lucas Dantas
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

No Centro, estação meteorológica aponta 4,5ºC

O frio na madrugada de hoje (30) foi intenso em Guarulhos. Em áreas próximas ao Cabuçu, termômetros registravam temperaturas próximas de 0ºC no início da manhã, com geada e plantas congeladas, conforme registros do repórter-fotográfico Lucas Dantas. No Centro, a temperatura foi maior.

De acordo com a Estação Meteorológica do Centro Universitário Eniac, a região central de Guarulhos teve temperatura média de 4,5ºC entre 3h e 5h. O frio foi diminuindo com a chegada da manhã, mas ainda assim, os termômetros marcavam temperaturas baixas, na casa dos 5ºC por volta das 7h.

Segundo o professor Sebastião Garcia, coordenador do CITIG/ENIAC, a temperatura medida na região central pode diferir de outras regiões da cidade. “Há a questão da sensação térmica, que por vezes é de mais frio do que marcam os termômetros”, explicou.

Foto: Lucas Dantas

Localizada no campus da universidade, a estação meteorológica é única no município. A estrutura similar mais próxima do Eniac fica no Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, que é utilizada nas projeções do Instituto Nacional de Meteorologia.

Atualmente, Guarulhos não possui nenhuma estação meteorológica registrada no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há mais de cinco anos, quando foi suspenso o projeto desenvolvido pela UNG (Universidade de Guarulhos). O Eniac está com o processo de homologação da Estação Meteorológica junto ao governo federal em andamento.

Estudos da UNG, elaborados há mais de 10 anos, apontavam para a existência de ilhas de calor no município. A diferença de temperatura entre a região central e o Cabuçu chegava a ser de 10ºC na época.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE