Romeiros que percorrem as Rotas da Fé devem se imunizar com pelo menos dez dias de antecedência
Com a proximidade do feriado de 12 de outubro, quando aumenta o número de romeiros nas Rotas da Fé, a Secretaria da Saúde de Guarulhos reforça a importância da vacinação contra a febre amarela. Devem se vacinar aqueles que ainda não receberam a dose ou que tomaram a versão fracionada da vacina. A aplicação deve ocorrer com mínimo de dez dias antes da viagem. Pessoas com 60 anos ou mais precisam passar por avaliação médica antes de receber a dose.
Em Guarulhos, a vacina está disponível em 69 UBS (Unidades Básicas de Saúde), com exceção das unidades Marinópolis, Morros e Parque Cecap, que estão em reforma. Para se vacinar, basta apresentar documento com foto e cartão SUS, se disponível.
A medida busca reduzir o risco de transmissão, já que parte do trajeto dos fiéis passa por áreas de vegetação e fragmentos de mata, ambientes propícios para os mosquitos transmissores Haemagogus e Sabethes. De acordo com o mapa de favorabilidade da doença, essas regiões apresentam condições ideais para a circulação do vírus, como sombra e umidade.
A febre amarela é uma doença viral que pode variar de quadros leves a casos graves e fatais. No último período de monitoramento, o Estado de São Paulo registrou 66 casos confirmados, com 37 óbitos, uma letalidade de 56%.
Além da vacinação, a Prefeitura recomenda o uso de repelente, roupas que cubram braços e pernas e atenção a sinais de alerta, como febre alta, dores no corpo, olhos e pele amarelados e vômitos. Em caso de suspeita, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente.



