Evento conta com oito equipes participantes e acontece no Estádio Municipal Cícero Miranda
Guarulhos vai sediar a 12ª edição do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados, no Estádio Municipal Cícero Miranda, na Vila Rosália, a partir das 7h30 deste sábado (11).
A cidade será representada pelo time Estrela de Guarulhos, projeto iniciado em um evento inclusivo ocorrido em 2017, quando um dos gestores do time, Rafael Calazans, que é profissional de educação física, observou o talento de alguns dos participantes e decidiu dar início ao trabalho com o apoio da jornalista Kássia Franco.
Além de Guarulhos, outros sete times participam da competição: Corinthians (Mogi das Cruzes), Evolução (Sorocaba), Leões RB (Caieiras), Ourinhos, Ponte Preta (Campinas), Portuguesa (Mogi das Cruzes) e São Bento (Sorocaba).
O evento conta com aproximadamente 200 pessoas com amputação, 30 profissionais da área e 20 voluntários, estes devidamente treinados para o atendimento de todas as situações pertinentes ao evento.
O evento conta com a importante autorização e supervisão da ABDF (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos), seguindo todos os protocolos de biossegurança vigentes.
Quanto a modalidade, esta é praticada por pessoas com amputação unilateral ou má formação congênita de membro inferior, que com auxílio de muletas do tipo canadense jogam na linha, e, para quem atua como goleiro, amputação ou má formação do membro superior.
As regras são adaptadas para jogadores amputados divididos em 2 tempos de 25 minutos, onde cada equipe tem 7 jogadores, sendo 6 amputados ou com má formação congênita de um membro inferior jogando com muletas canadenses e 1 goleiro com amputação ou falta de função em um membro superior.
Vale ressaltar que neste ano o jogador Marcin Oleksy, da Polônia, desbancou Richarlison e Payet e conquistou o Prêmio Puskás de 2022. O atleta do futebol para amputados foi responsável por um golaço de voleio no ano passado.