PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guarulhos recebe doses para retomar vacinação contra covid-19 de gestantes e puérperas com comorbidades

Foto: Ivanildo Porto/PMG
Compartilhe

PUBLICIDADE

Imunizantes também contemplam aplicação da 2ª dose em idosos de 64 anos

Guarulhos recebe nesta sexta-feira (14) um novo lote com 14.030 doses da Coronavac, segundo o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e deve retomar a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades.

Foram destinadas 10.870 para 2ª dose do grupo de idosos com 64 anos, e 3.160 para 1ª dose em gestantes e puérperas com comorbidades.

No caso das grávidas, a vacinação deveria ter sido iniciada nesta semana com a vacina da AstraZeneca, mas foi suspensa por ordem do Ministério da Saúde após a morte de uma grávida que tomou a vacina no Rio de Janeiro.

Até o momento, os municípios do Alto Tietê receberam cerca de 910 mil doses de imunizantes (primeira e segunda dose), sendo que mais de 60% são CoronaVac.

De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins, a desaceleração da produção da CoronaVac pode afetar o ritmo da vacinação na região.

“Mais de 60% das doses aplicadas são CoronaVac. Nossa preocupação inicial era que faltassem vacinas para segunda dose para os grupos que já tomaram a primeira deste imunizante, porém, com este novo lote recebido hoje conseguimos fechar um grupo de idosos e iniciar a imunização das gestantes e puérperas com comorbidades. A ausência de um tipo de imunizante pode atrasar ainda mais o processo de imunização em todo o país, no entanto os municípios seguem preparados para avançar com as campanhas a medida em que forem recebendo novas doses”, disse.

O Condemat afirma que desde o início da campanha vem buscando alternativas para acelerar a imunização na região, com a assinatura de dois termos de intenção de compra de vacinas: Grupo União Química (Sputnik V) e Butantan (CoronaVac). Além disso, a maioria dos municípios aderiu ao consórcio para aquisição de vacinas da Frente Nacional de Prefeitos. 

“Estamos trabalhando para que a imunização não sofra interrupção e não fazemos distinção de laboratório e fabricante. O importante para nós é que a vacina tenha sua eficácia comprovada e esteja devidamente aprovada pela Anvisa”, reforçou Adriana. 

Confira o quantitativo para cada município: (2ª dose: Idosos 64 anos / 1ª dose: gestantes e puérperas com comorbidades)

Arujá: 740 / 230

Biritiba Mirim: 250 / 60 

Ferraz de Vasconcelos: 1.470 / 420

Guararema: 250 / 70

Guarulhos: 10.870 / 3.160

Itaquaquecetuba: 2.710 / 920

Mogi das Cruzes: 3.870 / 980

Poá: 1.030 / 220

Salesópolis: 150 / 30

Santa Isabel: 500 / 110 

Suzano: 2.450 / 660

 

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE