Levantamento do Instituto Trata Brasil aponta que cidade cresceu no ranking de saneamento
O Instituto Trata Brasil divulgou, nesta segunda-feira (20), o ranking de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil. O relatório toma por base os indicadores do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2021. Apesar de Guarulhos ter subido seis posições no levantamento e ter alcançado a 62ª colocação, o balanço revela que 42% da água distribuída pela Sabesp no município é desperdiçada.
O indicador de perdas volumétricas aponta que Guarulhos tenha prejuízo de 332,19 litros, por ligação, por dia. Enquanto o atendimento de água é de 100% das residências da cidade, no caso do esgoto é de 92,29%. Em relação ao tratamento de esgoto, o índice em 2021 era de 10,29%.
Questionadas sobre o alto índice de perda de água, a Prefeitura e a Sabesp justificaram que o problema ocorre por meio de ações para reduzir o volume perdido em vazamentos, em irregularidades e em problemas na medição.
“Somente em 2022 foram inspecionados mais de 80 mil hidrômetros para identificar irregularidades e 70 mil ramais, além da substituição de 100 mil metros da rede adutora pela cidade”, informaram, em nota.
Sobre o tratamento de esgoto, a expectativa é que Guarulhos alcance o índice de 50% até 2024, com a implantação da unidade de recuperação da qualidade da água até o final do ano na Ponte Grande, a construção das ETEs Cabuçu e Fortaleza e de diversos coletores-tronco (que levam o esgoto até as ETEs) espalhados pela cidade.