PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guarulhos lança protocolo de segurança e higienização para o transporte público

Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

Frota total de ônibus retornou nesta segunda-feira

Em conjunto com a Prefeitura de Guarulhos, a Guarupass, entidade que congrega as três concessionárias do transporte coletivo da cidade (Viação Urbana Guarulhos, Empresa de Ônibus Vila Galvão e Viação Campo dos Ouros), divulgou nesta segunda-feira (27)  os protocolos de segurança, higienização e assepsia para o transporte público.

O material está reunido em uma cartilha com 12 tópicos que serão seguidos para proteger os usuários contra a disseminação da covid-19.

Na última sexta-feira (24) o prefeito Guti (PSD) anunciou que dentro do planejamento de retomada econômica a frota de ônibus nas ruas voltaria aos 100%, apesar da demanda de passageiros ainda estar abaixo de 50% em relação ao período anterior à pandemia.

Guarulhos é a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a adotar um protocolo de segurança para o transporte público. Também foi o primeiro município do Estado, ainda no mês de abril, a exigir o uso de máscaras de proteção nos ônibus. 

Medidas

Entre as novidades apresentadas estão a demarcação dos assentos, respeitando o espaçamento social, além da higienização constante dos veículos e terminais. Em acordo com a Prefeitura de Guarulhos, os itens a seguir já estão sendo adotados pelas empresas concessionárias e pela Guarupass para dar mais segurança aos usuários do transporte público:

  1. Manutenção constante das janelas dos ônibus abertas para renovação do ar;
  2. Limpeza e higienização dos ônibus nas garagens;
  3. Limpeza e higienização dos ônibus nos terminais;
  4. Limpeza e higienização dos terminais (duas vezes ao dia);
  5. Utilização dos aplicativos de compra de crédito (Guarupag e CittaMobi);
  6. Atualização do aplicativo CittaMobi com informações de rota e tempo de espera dos ônibus para evitar aglomerações nos pontos de parada;
  7. Máscara obrigatória para embarque nos ônibus da cidade, bem como adesivos fixados em todos os coletivos mostrando a necessidade do uso;
  8. Diversas campanhas de prevenção na forma online (sites da Guarupass e da Prefeitura);
  9. Manual online de prevenção e comportamento para profissionais do transporte e loja de atendimento da Guarupass, além dos terminais;
  10. Renovação dos cartões e recadastramento suspensos;
  11. Loja de atendimento Guarupass e terminais 100% adaptados com todos os equipamentos de segurança para os usuários do transporte e colaboradores:
    • A) Divisórias em acrílico;
    • B) Máscaras;
    • C) Marcação de distanciamento no solo;
    • D) Totem com álcool em gel;
    • E) Obrigatório uso de máscaras;
    • F) Demarcação de assentos respeitando o espaçamento social;
    • G) Agendamento de horário para atendimento na loja Guarupass;
    • 12 – Horário de atendimento do Call Center e chat estendidos.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM