Saldo positivo é inferior ao dos dois anos anteriores
A pandemia impactou diversos setores da economia e o fechamento do comércio teve impacto direto na geração de empregos na cidade. Se em abril de 2020 Guarulhos teve mais de 11 mil vagas fechadas, terminar o ano com saldo positivo de 343 postos de trabalhos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, não é algo tão ruim, mas está longe de ser algo bom para quem viveu um ano de pandemia em busca de emprego.
Mesmo positivo, o saldo deste ano é inferior ao de anos anteriores. Em 2018, o número de admissões superou em 3.802 o número de demissões, quantidade que caiu para 1670 em 2019.
De acordo com o professor universitário, consultor e economista Antônio Azambuja, alguns setores foram mais felizes que outros durante a pandemia. “A construção civil, por conta da reclusão/confinamento das pessoas, foi aquecida. A indústria farmacêutica também se beneficiou.Outros setores como turismo e de serviços sofreram mais. Ter um saldo pequeno, porém positivo, foi bom para Guarulhos”, avaliou.
Para este ano, o economista afirmou que só deve haver um crescimento maior e um incentivo à produção. “A economia cresce com ações positivas. Reduzir custos de produção desonerando impostos gera emprego e renda e reativa o ciclo (emprego/renda/consumo)”, afirmou.
Vale ressaltar que o mês de dezembro, mesmo com as festas de fim ano, que não deveriam ocorrer por conta da pandemia, encerrou com 571 postos de trabalho fechados na cidade.