A ação envolveu cerca de 50 agentes da GCM, da SDU e da Polícia Civil
A Prefeitura de Guarulhos deflagrou a Operação Nobreak de combate ao furto de fios e cabos elétricos da rede pública, nesta quinta-feira (24), no Paço Municipal. A ação envolveu cerca de 50 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e da Polícia Civil que inspecionaram os produtos e as documentações de comércios voltados à reciclagem de sucatas suspeitos de receber e revender os materiais roubados.
De acordo com a prefeitura, a Nobreak apresentou duas prisões em flagrante por furto de fios e seis apreensões que resultaram em inquéritos policiais para apuração de crime de receptação.

O prefeito Guti (PSB) esteve na ação e destacou que o delito pode tornar vulnerável setores públicos essenciais que atendem a população, como a saúde e a segurança pública.
“São inúmeros os perigos envolvidos nessa prática criminosa. Um furto de fiação pode ocasionar a falta de energia elétrica em hospitais e dificultar atendimentos de urgência. Pode ainda derrubar a internet, o que invariavelmente atrasa o fluxo nas unidades de saúde e de educação, e até mesmo impossibilitar a iluminação pública, o que torna o cidadão vulnerável a crimes ainda mais perigosos, entre outros riscos”, disse Guti.
O secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes, disse que os serviços de inteligência das corporações envolvidas possibilitaram a análise das regiões com maiores indicadores desse crime e dos possíveis receptadores.
“Nossos agentes seguem no enfrentamento dessa prática perigosa e à disposição para receber denúncias por meio do telefone 153, que opera 24 horas, todos os dias da semana”, comentou.