Levantamento aponta 10 aparelhos roubados por dia no município
Estudo do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da Fecap, no primeiro semestre, aponta que Guarulhos é a terceira cidade com maior número de roubo de celulares no Estado de São Paulo.
O município registrou 1.897 boletins de ocorrência pelo crime, uma média de 10 aparelhos roubados por dia. Nesse ranking, Guarulhos perde apenas para a capital paulista (39.996) e Santo André (1.919).
Queda na quarentena
O levantamento mostrou uma queda brusca de roubos de aparelhos nos meses de abril e maio, e um aumento significativo desse tipo de crime em junho, justamente o mês em que começou a flexibilização da economia.
Segundo o estudo, que compila e analisa boletins de ocorrência e dados da Secretaria de Segurança Pública, foram registradas 69.628 ocorrências de roubo de celulares no Estado de São Paulo no primeiro semestre.
Houve queda na incidência desse crime de 40% em março, 55% em abril, 58% em maio e 32% em junho, em comparação com os mesmos períodos de 2019. “Notamos que com a reabertura gradual da economia, as taxas de roubos já se elevaram, mas os números ainda se encontram inferior ao do mesmo mês do ano passado”, opina o economista Allan Carvalho, pesquisador da Fecap.