PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Guarulhos é a 3ª cidade do país que mais enviou pacientes para outros municípios

Foto: Divulgação/SPDM
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Estudo aponta Aeroporto de Guarulhos como porta de entrada da pandemia no Brasil

Estudo publicado nesta segunda-feira (21) na revista Scientific Reports, liderado pelo cientista Miguel Nicolelis, aponta que a cidade de Guarulhos foi a terceira do país a enviar pacientes para outros municípios. Segundo a publicação, guarulhenses foram tratados em 41 cidades.


Apenas as cidades de São Paulo (148) e Rio de Janeiro (73) transferiram pacientes para mais municípios.

Outro item de destaque no estudo é que os aeroportos internacionais, em especial o de Guarulhos, que é o mais próximo da capital paulista, foram responsáveis pela disseminação da covid-19 pelo país.

No artigo, os pesquisadores avaliam que um lockdown nacional, com restrição de voos internacionais, teria evitado milhares de mortes no país. Vale ressaltar que o Brasil ultrapassou, no sábado (19), a marca de 500 mil óbitos na pandemia.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda não tomou conhecimento do estudo. No entanto, ponderou que os pacientes que demandam transferências inter-hospitalares são regulados através do Portal CROSS, que é o sistema de regulação oficial no estado de São Paulo.

A pasta lembrou que Guarulhos tem dois hospitais sob gestão estadual que também são referência para outros municípios da região do Alto Tietê. “Guarulhos não somente transfere para outras cidades, como também recebe pacientes de outras localidades, sendo este um fluxo normal de qualquer processo regulatório”, informou.

Em relação a constatação do aeroporto como porta de entrada da pandemia do país, o prefeito Guti (PSD), desde o início de 2020, cobra as autoridades federais sobre restrições, justamente para evitar a propagação da doença. A maioria das solicitações não foram atendidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM