Índice é muito próximo ao que havia na cidade antes da pandemia do coronavírus
Apesar de Guarulhos ser a segunda cidade paulista com mais mortes por covid-19, a população parece ter voltado à vida normal. Prova disso é que a cidade é a 10ª do Estado de São Paulo com menos índice de isolamento social, de acordo com o Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo).
Na sexta-feira (23), apenas 35% dos guarulhenses ficaram em suas casas. Para efeito de comparação, em 26 de fevereiro de 2020, quando o município ainda não tinha nenhum infectado pelo coronavírus, a taxa de pessoas que ficaram em suas residências era de 32%.
O teletrabalho ainda é uma recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo para os setores em que for possível, justamente para reduzir a mobilidade social e, consequentemente, a propagação da covid-19.
Neste domingo (25), segundo o Estado, Guarulhos contabiliza 4.635 mortes pela covid-19, em 59.945 infectados.
A Secretaria Estadual de Saúde classifica Guarulhos como a segunda cidade paulista com mais óbitos, atrás apenas da capital paulista (35.118). Já em relação aos casos confirmados, a cidade está na 10ª posição, atrás de vários municípios com menos habitantes.
Vale ressaltar que os números estaduais são diferentes dos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira, que apontou 4.618 vítimas fatais e 75.730 infectados.