De acordo com prefeito, ainda é preciso zerar a vacinação de idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde acima de 55
Guarulhos deve receber mais doses de vacinas contra a covid-19 a partir do dia 23 deste mês. A informação foi repassada pelo governador João Doria (PSDB) ao prefeito Guti (PSD) durante entrega de uma Praça da Cidadania no Pimentas.
De acordo com o prefeito Guti, a chegada de mais vacinas permitirá a retomada da vacinação de idosos a partir de 85 anos e de profissionais de saúde. A vacinação está suspensa desde o dia 17.
Durante o evento, Doria afirmou que o Brasil receberá mais 3 milhões de doses de Coronavac na data citada pelo prefeito.
“No próximo dia 23, nós entregamos mais um lote de vacinas. São mais de 3 milhões de doses da vacina do Butantan. O MS ontem infirmou que vai receber. Mais vacinas da AstraZeneca e espero que isso se confirme. São as duas Uncas vacinas existentes sendo que 90% das vacinas hoje disponíveis no Brasil são do Butantan”, disse Doria.
O governador ainda foi questionado sobre o número de vacinas entregues para Guarulhos, já que a cidade recebeu pouco mais de 40 mil vacinas, enquanto Campinas já ultrapassou o número de 70 mil vacinados.
“Quem comanda isto [distribuição e vacinas] é o Ministério da Saúde. Quem estabelece a proporcionalidade por população do estado e dos municípios é o Plano Nacional de Imunização, não é o governo do Estado de São Paulo. Nós seguimos o Plano Nacional de Imunização. Se algum dia o Plano Nacional de Imunização apresentar um posicionamento equivocado, errático, doloso para São Paulo, nós adotaremos um outro programa. Por enquanto, este é o programa que foi adotado nos últimos 52 anos, com algumas falhas do Ministério da Saúde, mas a equipe técnica que cuida dessa área no ministério, são de médicos e enfermeiros de alta qualidade. Seguimos o Plano Nacional de Imunização”, ressaltou o governador.
Apesar da fala, Doria afirmou que pode sim revisar o número de vacinas entregues para Guarulhos.