Artistas podem se inscrever pela internet
Em uma iniciativa inédita, a Guarulhos Cultural prepara o Anuário Cultural do Alto Tietê, que será lançado na primeira quinzena de março. Os artistas interessados podem enviar informações até 5 de janeiro de 2025. A região é responsável por muito da história cultural do estado e vive uma efervescência artística de diversos fazedores de cultura, das mais variadas áreas de atuação.
O Alto Tietê é formado por Guarulhos e as cidades de Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, que juntos possuem população com mais de 3 milhões de pessoas.
Cada uma das cidades que compõem o Alto Tietê encontra dificuldades na hora de dialogar com seus vizinhos. A ligação direta com a capital paulista muitas vezes diminui a convivência e as trocas entre aqueles que, dentro de suas particularidades, acabam não convivendo e, muitas vezes, desconhece as possibilidades e riquezas artísticas que povoam a região.
Nesse contexto, a Guarulhos Cultural deu início nesta semana ao trabalho de coleta de dados de fazedores de cultura, coletivos, empresas e espaços culturais para realizar um anuário com as principais atividades ocorridas em 2024.
“Com a efetivação da Política Nacional Aldir Blanc, temos a leitura de que todas as cidades do estado estão, de alguma forma, fomentando seus fazedores de cultura e ampliando a difusão artística local, incluindo a devida preservação de seus patrimônios, a acessibilidade a atividades e a ampliação dos repasses para as periferias. Como esse processo é interno de cada cidade, pensamos em começar esse mapeamento para garantir o devido registro que deve ganhar ainda mais corpo nos próximos anos“, destacou Vitor Souza, produtor, gestor cultural e diretor administrativo da Guarulhos Cultural.
Para participar do Anuário Cultural do Alto Tietê, inscreva-se no link: https://bit.ly/AnuarioCAT2024.
O formulário de inscrições é simples e pode ser preenchido quantas vezes for necessário. A cada inscrição é necessário informar a cidade para qual está preenchendo e qual formulário quer preencher: Cadastro Individual, Projeto, Coletivo, Empresa ou Espaço Cultural. A inscrição não garante a participação no Anuário, que será definida de acordo com as informações enviadas e que poderá ser acrescida ou restringida dentro das necessidades da edição.
“Inicialmente estamos trabalhando com a ideia de um anuário em volume único, com todas as cidades e em formato digital, mas dependendo da adesão e dos recursos que venham a ser captados, pode ser pensado ainda numa versão impressa geral ou mesmo uma de colecionador para distribuição ou venda nas cidades envolvidas. Acredito que tal conteúdo ganhará muito mais espaços… creio que ao consolidar todo esse estrato da cultura da região do Alto Tietê, esse conteúdo vai servir de referência para diversas outras regiões do país” , complementa Souza com entusiasmo.
Cultura no Alto Tietê
O Anuário Cultural do Alto Tietê não é a única ação prevista para essa transição de ano. Nas semanas de comemoração do Natal e do Ano Novo, entre 23 de dezembro e 3 de janeiro, a Guarulhos Cultural também transmitirá em seu canal do Youtube uma série de entrevistas com fazedores de cultura das 11 cidades que compõem o Alto Tietê. As entrevistas estão em fase de agendamento e gravação e serão disponibilizadas sempre ao meio-dia. Acompanhe a Guarulhos Cultural pelo site, Instagram, Facebook e Youtube para mais informações.