PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

Guarulhos chega a marca de mais de 200 mil vacinas contra a covid-19 aplicadas

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Tião vacinado
Foto: Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Error: Embedded data could not be displayed.

Mesmo com a vacinação, abril continua como o mês mais letal da pandemia, com 840 óbitos

Guarulhos chegou a marca de mais de 200 mil vacinas aplicadas na cidade contra a covid-19 nesta quarta-feira (28), de acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Error: Embedded data could not be displayed.

Em tese, Guarulhos aplica em média pouco mais de 2 mil vacinas por dia. No momento, somente grupos prioritários foram contemplados.

A primeira vacina contra o novo coronavírus foi aplicada em Guarulhos no dia 20 de janeiro, por volta das 19h, em Bruno Batista Pereira, 37 anos, técnico de enfermagem do Hospital Municipal de Urgências (HMU).

Ao todo, a cidade aplicou 200.032 doses de vacinas, em sua maioria coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Do total de imunizantes utilizados, 72.312 são referente a segunda dose, o que significa que 5,2% de toda a população foi vacinada contra a doença.

Tião e família
Foto: Arquivo Pessoal

Quem tomou a primeira dose, como o aposentado Sebastião Paulo Tomaz, de 66 anos, conhecido como Tião (foto), que deve retornar no dia 17 de maio, conta que a sensação de alívio é grande, mas que não se pode relaxar com as medidas de proteção.

“Eu me sinto muito mais tranquilo, mas não posso deixar de usar máscara. Perdi amigos e tenho parentes com covid-19, perdi muito amigos, por isso, prefiro não me arriscar”, contou Tião.

Tião estava acompanhado de uma neta e de uma filha no dia da vacinação. Ele contou que se sentiu tão feliz quanto uma criança com a aplicação da primeira dose e reforçou que a população precisa fazer a sua parte.

“Não adianta só culpar o poder público se você anda na rua sem máscara, se causa aglomeração”, afirmou.

Abril – o mês mais letal

Embora seja positiva no combate à pandemia a aplicação de mais de 200 mil vacinas, abril continua como o mês mais letal da pandemia, com 840 óbitos de acordo com dados municipais.

Nos quatro primeiros meses deste ano, mesmo sem o encerramento dos 30 dias de abril, o número de mortes de guarulhenses já supera todo o ano de 2020.

Em Guarulhos, 62.703 pessoas tiveram covid-19, das quais 58.369 se recuperaram e 3.455 vieram a óbito. As demais seguem em tratamento.

A taxa de ocupação de UTIs na rede pública está em 87,2%.

PUBLICIDADE

Previous
Next

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Error: Embedded data could not be displayed.
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM