Pandemia já ceifou as vidas de 2.357 guarulhenses
A média móvel de mortes por covid-19 em Guarulhos bate recorde no sábado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a taxa foi de 21,43 óbitos em apenas um dia na cidade. Ao todo, são 2.357 vítimas fatais pela pandemia no município.
O recorde anterior de mortes na média móvel era 18,14, que tinha sido alcançado na sexta-feira (19) e em 25 de julho, no pico da primeira onda do coronavírus.
O Estado somou 34 mortes ontem em Guarulhos. Contudo, a média móvel é um cálculo matemático que inclui o número mais provável de óbitos por dia. Isso porque, muitas vezes, o balanço de vítimas fatais coloca casos de pessoas que já faleceram há alguns dias.
Diante do crescimento dos óbitos em todo o Brasil, em especial Guarulhos, o prefeito Guti (PSD) avalia medidas para conter a proliferação do vírus e, ao mesmo tempo, garantir atendimento de qualidade para os infectados.
Em live na quinta-feira (18), Guti defendeu a antecipação de feriados municipais, medida que será aplicada na capital paulista. Contudo, há forte pressão de vários prefeitos para o governador João Doria (PSDB) aplicar um lockdown na região metropolitana de São Paulo. Hoje, Doria vai se reunir por videoconferência com vários prefeitos. A expectativa é que até amanhã (22) haja uma antecipação geral de feriados ou o aumento das restrições para circulação de pessoas.