Número quase quadruplicou durante um período de três meses
Mais de 90 mil moradores da cidade de São Paulo foram vacinados em Guarulhos, de acordo com nota técnica de um estudo disponibilizado pela Fiocruz na quarta-feira (29) da semana passada.
O número quase quadruplicou na comparação com a primeira nota técnica emitida pela instituição, em 24 de junho, quando o número era de 26.937 vacinas aplicadas em moradores da Capital ante 92.317 desta nova nota técnica.
Guarulhos é a cidade que mais recebeu paulistanos para vacinação, seguida por Osasco (63.052), ambas limítrofes à capital paulista, e Praia Grande (54.664), que fica na Baixada Santista, a 572 quilômetros de distância e com uma população estimada em 331 mil habitantes.
Por outro lado, o número de guarulhenses vacinados em São Paulo é mais que o dobro dos que fizeram o caminho inverso. De acordo com dados do mesmo estudo, 235.240 vacinas aplicadas em São Paulo foram dedicadas a moradores de Guarulhos.
No momento atual, se vacinar em outro município não necessariamente significa um turismo da vacina, já que muitas categorias se vacinaram em locais de trabalho sem a necessidade de um comprovante de residência, como profissionais da saúde, trabalhadores de aeroportos, entre outros.
Em Guarulhos, porém, houve um caso polêmico de uma veterinária que tomou a terceira dose da vacina em Guarulhos e que foi processada pelo município.
Em Guarulhos, até a última sexta-feira (1º), Guarulhos já havia aplicado 1.761.791 vacinas contra a covid-19, destas 1.026.983 são referentes à primeira dose e 691.134.