PUBLICIDADE

Anterior
Próximo

PUBLICIDADE

Anterior
Próximo

Guarulhos alcança a marca de 3 milhões de doses aplicadas contra a covid-19

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

PUBLICIDADE

Vacinação teve início na cidade em 20 de janeiro de 2021

Nesta quinta-feira (12), data em que é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, Guarulhos também comemora a aplicação de três milhões de doses da vacina contra a covid-19, feito que só foi possível devido ao trabalho e dedicação desses essenciais profissionais da rede pública de saúde do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao todo a Secretaria Municipal da Saúde conta com 2.188 profissionais de enfermagem, sendo 412 enfermeiros e 1.776 auxiliares e técnicos de enfermagem. Eles atuam na atenção primária, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como na atenção especializada, em serviços como o Cemeg, o Ceresi e o Caps, e na atenção às redes de urgência e emergência, que abrangem as UPAs, os PAs e os hospitais.

Fundamentais no cuidado com os pacientes, os profissionais da enfermagem se mostraram ainda mais essenciais durante o combate à pandemia de covid-19.

“Eles atuaram no acolhimento e no tratamento dos pacientes, muitas vezes com medo, arriscando a própria vida pelas nossas, e foram ainda mais cruciais para o controle da transmissão do vírus e a proteção das pessoas contra a forma grave da doença, vacinando o maior número de pessoas possível, mesmo estando extremamente exaustos”, afirma Merilin Vieira de Oliveira Alencar, chefe da Divisão de Planejamento de Enfermagem da Secretaria da Saúde.

A vacinação teve início no dia 20 de janeiro de 2021, quando o técnico de enfermagem do Hospital Municipal de Urgências (HMU) Bruno Batista Pereira, de 37 anos, recebeu a primeira dose contra a covid-19 e hoje, 477 dias depois, o município atingiu a marca de três milhões de vacinas aplicadas.

No total são 3.000.211 doses administradas, sendo 1.177.173 primeiras doses, 1.089.500 da segunda aplicação, 693.080 da terceira e quarta doses e 40.458 doses únicas. Os dados são do sistema Vacivida, do governo do Estado de São Paulo, atualizados às 10h01 desta quinta-feira.

As campanhas de vacinação são realizadas pelo Departamento de Assistência Integral à Saúde com o apoio e diretrizes do Departamento de Vigilância em Saúde e de outros trabalhadores da Prefeitura de Guarulhos, que garantem, por exemplo, a entrega das doses nas UBS e o lançamento das mesmas no sistema de informação.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE