Guti anunciou apoio ao deputado estadual Jorge Wilson
Aliados do presidente da Câmara Municipal, Ticiano (Cidadania), confirmam que ainda é possível que ele dispute à eleição à Prefeitura de Guarulhos em outubro. O anúncio na segunda-feira (18) do apoio do prefeito Guti (PSD) ao deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como Xerife do Consumidor, não acabou com as esperanças do grupo político, que reconhece que a possibilidade é “remota”, mas ainda existe.
Ticiano tem utilizado um serviço profissional de marketing nas redes sociais e abandonou o sobrenome “Americano”, que o vinculava ao seu sogro, o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano. O nome curto é visto como mais viável para uma candidatura majoritária. Além disso, várias faixas do presidente da Câmara estão espalhadas pela cidade. Outro movimento foi a impressão de milhares de jornais de prestação de contas do mandato, que estão sendo distribuídos em bairros de Guarulhos nesta semana.
O informativo destaca que partidos convidaram Ticiano para concorrer à eleição, após a pesquisa AR7/Folha Metropolitana apontá-lo com 7,5% das intenções de voto, em empate técnico com Xerife, Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT) e Alencar Santana (PT). A liderança isolada é do ex-prefeito Elói Pietá. O grupo de Ticiano quer manter o nome dele em alta para que tenha chances de ultrapassar o Xerife e assumir a segunda posição isolada em novas pesquisas.
O GRU Diário confirmou com quatro fontes vinculadas a Ticiano que o grupo espera que Jorge Wilson sofra um “Efeito Russomanno”, como é conhecida a tradicional queda nas pesquisas do deputado federal Celso Russomanno nas eleições à Prefeitura de São Paulo. Se Xerife cair nas pesquisas, Ticiano pode se tornar um novo viável antes das convenções partidárias, previstas para o meio do ano.
A queda de Xerife não será fácil, admitem essas fontes. Até porque Jorge Wilson voltou a apresentar seu quadro de defesa do consumidor da Record TV, que possui grande audiência, principalmente nas camadas populares.
Quem acompanha essa movimentação é o vereador de Itaquaquecetuba, Santiago, que é o articulador político da pré-candidatura de Lucas Sanches em Guarulhos. Ele tem o aval do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, para fazer as articulações e tem procurado parlamentares da base aliada de Guti, que estejam interessados em migrar de lado na campanha.
Ticiano deve sair do Cidadania e mudar de sigla nas próximas duas semanas, em um partido de direita que possa sair candidato a vereador e, se o contexto for favorável, disputar a Prefeitura. No informativo oficial de Ticiano, constam interesse oficial do Agir e conversas com PP, PRTB, Avante, Mobiliza e DC.