fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Grupo CCR fecha convênio com Projeto Portinari

Miguel_Portinari_CCR
Foto: Divulgação/CCR
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Marco inicial será exposição realizada a partir de janeiro na estação Higienópolis, da Linha 4-Amarela de metrô

O Grupo CCR, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, assinou nesta semana uma parceria com o Projeto Portinari para promover uma série de ações culturais em homenagem a Candido Portinari, um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos.

A primeira iniciativa da parceria será uma mostra sobre o artista, a ser realizada a partir de janeiro de 2024, na Estação Higienópolis da Linha 4-Amarela de metrô. A exposição trará conteúdos digitais sobre a trajetória de Portinari e a adesivação paredes e túneis da estação, bem como das composições dos trens, com obras do pintor.

Esta será a segunda mostra promovida dentro do Projeto Centenários, uma realização do Instituto CCR – entidade responsável pelos investimentos socioculturais do Grupo – com o objetivo de aproximar os 3 milhões de clientes dos trens, metrôs, VLT e barcas operados pelo Grupo CCR do legado de grandes expoentes das artes brasileiras que estejam completando ou já tenham completado seu centenário.

Neste mês de dezembro, Candido Portinari completaria 120 anos. O artista é autor de mais de 5 mil obras, de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, expostos na sede da ONU, em Nova Iorque.

“Portinari é um artista brasileiro de estatura mundial. A presença de sua obra em locais tão simbólicos como a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, é um testemunho desta grandeza. No ano em que se celebram os 120 anos do seu nascimento, a CCR quer se associar às celebrações do seu enorme legado cultural”, afirma Miguel Setas, CEO do Grupo CCR.

O Projeto Centenários prevê a realização de uma série de ações em homenagem a nomes de referência da literatura, arquitetura, música e artes plásticas, representativos da grande diversidade da sociedade brasileira, que estão completando ou já completaram seu 100º aniversário.

“Ver as obras de meu pai, Candido Portinari, na Estação Higienópolis será um testemunho emocionante da preservação e democratização da arte brasileira. Agradeço ao Grupo CCR e ao Projeto Portinari por tornarem possível essa exposição que conectará as pessoas à essência de suas raízes e identidades”, diz João Candido Portinari, diretor-geral do Projeto Portinari e único filho do pintor.

O Grupo CCR é o principal apoiador da temporada 2023/2024 do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, garantindo a gratuidade das visitações ao local aos sábados. Desde 2022, a CCR é mantenedora do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Este apoio permitiu a retomada das entradas gratuitas às terças-feiras, permitindo que o Museu atingisse a marca de 300 mil visitantes. Além disso, a Companhia patrocina há sete anos a Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho) e a Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, custeando a entrada gratuita ao centro cultural todas as quartas-feiras.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM