PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo Lucas Sanches corta 60 mil vagas em cursos e oficinas em CEUs e espaços educacionais

oficina de balé
Foto: Camila Rhodes/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

Aulas de balé infantil estão entre as mais afetadas pela redução de vagas

Se você contava com uma vaga de balé infantil nos CEUs de Guarulhos para matricular sua filha até o ano passado, a partir de agora pode ter que pagar cerca de R$ 200 por mês para manter a atividade em um local particular. Isso porque a atividade é uma das mais afetadas com o corte de cerca de 60 mil vagas em cursos e oficinas nos CEUS e espaços educacionais no primeiro semestre, conforme listagem divulgada nesta quarta-feira (19) pela gestão do prefeito Lucas Sanches.

Até 2024, o programa Mais Futuro – como se chamava esse grupo de atividades – oferecia mais de 100 mil vagas, entre ginásticas, línguas, arte e tecnologias, esportes de quadra, lutas, dança e esportes radicais.

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro a Prefeitura abre inscrições para somente 40 mil vagas em cursos gratuitos nos CEUs da cidade, no Parque Júlio Fracalanza, no Adamastor, no Cemear e no Cemea Chico Mendes.

Questionada pelo GRU Diário sobre a redução de vagas ofertadas à população – ou se há uma previsão de retomada delas – a Prefeitura não se pronunciou. O espaço está aberto à manifestação.

Para efeito de comparação, apenas no balé infantil, a modalidade era oferecida nos CEUs Bambi (4 turmas), Bonsucesso (4 turmas), Continental (6 turmas), Jardim Cumbica (5 turmas), Ottawa Uirapuru (5 turmas), Paraíso Alvorada (5 turmas), Parque São Miguel (5 turmas), Pimentas (3 turmas), Ponte Alta (5 turmas), Presidente Dutra (4 turmas), Rosa de França (6 turmas), São Domingos (7 turmas) e Vila São Rafael (1 turma), além do Cemear (6 turmas).

Agora, a atual gestão oferece a modalidade apenas no CEU São Domingos (5 turmas), Adamastor (14 turmas) e Cemear (4 turmas). Ou seja, houve uma redução de possíveis 66 turmas para 23 turmas – queda de 65% de um ano para outro apenas em uma modalidade – além da centralização das atividades no Adamastor, o que prejudica as mães da periferia. Isso sem contar as outras modalidades afetadas.

Na próxima semana os interessados podem realizar a matrícula pessoalmente na unidade do curso escolhido, das 8h às 17h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

A distribuição de senha em cada um dos espaços acontecerá a partir das 7h e o início do atendimento será às 8h. A única exceção é o CEU Vila São Rafael, cujo período de inscrições será divulgado posteriormente.

Para viabilizar as inscrições com mais rapidez, as matrículas para os cursos devem ser feitas por modalidade, de acordo com o seguinte cronograma de datas: ginásticas (segunda-feira, dia 24), arte e tecnologias (terça-feira, dia 25), línguas (quarta-feira, dia 26), lutas e danças (quinta-feira, dia 27) e esportes de quadra (sexta-feira, dia 28).

As matrículas para todas as modalidades do projeto EducaDança no CME Adamastor serão divididas de acordo com a faixa etária e acontecem no dia 27 de fevereiro para idades de quatro a 17 anos e no dia 28 para pessoas a partir de 18 anos.

Para conferir a grade completa de cursos acesse https://bit.ly/cursosceus_2025.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM