União Química é a responsável no Brasil pela vacina Sputnik V, que já é aplicada na Argentina, na Bolívia e na Rússia
O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (16) que irá assinar nesta semana um contrato com a União Química, que possui fábrica em Guarulhos, para produção da vacina Sputnik V, contra o coronavírus. Entre março e maio serão envasadas 10 milhões de doses do imunizante. Já a partir de junho serão produzidos 8 milhões de doses mensais.
O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), já tinha assinado um termo de compromisso para adquirir a vacina de origem russa, que é aplicada em vários países, como Argentina e Bolívia. Contudo, o Ministério da Saúde vai adquirir toda produção da União Química.
De acordo com o calendário anunciado hoje pelo Ministério da Saúde, as primeiras 10 milhões de doses serão importadas da Rússia, das quais 800 mil serão entregues no início de março, 2 milhões em abril e 7,6 milhões em maio.
Com a incorporação da tecnologia da produção do IFA, a União Química deverá passar a produzir mais 8 milhões de doses por mês nas suas fábricas em Guarulhos e Brasília.