fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governador assina decreto que regulamenta lei dos bares em SP e protege as mulheres

Foto: Divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

A lei de proteção às mulheres nas baladas é um marco no enfrentamento à violência de gênero no Estado

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou nesta terça-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, o Decreto que regulamenta a Lei 17.621/23, que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a prestarem auxílio a mulheres que se sintam em risco nestes locais.

Junto com o decreto, o governador lançou o protocolo “Não Se Cale” e a campanha “São Paulo Por Todas” para reforçar as estratégias de proteção das mulheres em estabelecimentos privados e públicos, padronizando formas de acolhimento e suporte do poder público. 

Chamada “São Paulo Por Todas”, a campanha institucional lançada pelo Governo de São Paulo vai informar toda a população sobre o gesto de socorro, como identificá-lo e mobilizar os estabelecimentos para adoção do protocolo.

Para pedir ajuda, a vítima só precisa fazer um gesto simples com uma mão, que consiste em três etapas:

  • 1 – Abra a palma da mão
  • 2 – Dobre o polegar
  • 3- Feche os demais dedos sobre ele

Funcionários do estabelecimento entenderão a mensagem e prestarão auxílio imediatamente.
Para isso, o governo oferecerá um curso de capacitação gratuito para cerca de 1,5 milhão de profissionais.

As inscrições começam nesta terça e vão até o próximo dia 20, por meio de formulário disponível em: http://mulher.sp.gov.br/naosecale.

Com duração de 30 horas e totalmente online, os módulos abordam conteúdos de conscientização, fluxos de atendimento e rede de proteção, agregando conteúdos didáticos nas áreas de Segurança, Saúde e Assistência preparados pelo Governo de São Paulo em parceria com Universidade Virtual de São Paulo (Univesp), Fundação Vanzolini e TV Cultura. O início das aulas está previsto para o próximo dia 28.

A certificação é exigida por lei e critério essencial para obtenção do Selo Estabelecimento Amigo da Mulher e participação no prêmio que leva o mesmo nome. Esses reconhecimentos visam estimular a capacitação e o uso dos materiais de comunicação oficiais da campanha. A fixação do cartaz oficial em local de alta visibilidade e nos banheiros disponíveis para o público feminino também é obrigatória.

A lei obriga a fixar cartaz da campanha em local de visibilidade e próximo aos banheiros femininos. Os estabelecimentos serão fiscalizados pelo Procon e estão sujeitos a multa, caso descumpram a lei.

“É uma lei importante, moderna e extremamente necessária para proteger mulheres da importunação nestes locais”, afirma o deputado estadual Márcio Nakashima (PDT).

Ele é coautor da lei, juntamente com os deputados Dra. Damaris e Coronel Nishikawa.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM