fbpx
PUBLICIDADE

Gestão Ticiano encerra uso de papel em atividades administrativas da Câmara

Ticiano Americano, presidente da Câmara Municipal
Foto: Karina Yamada
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Medida tem foco ambiental, reduz gastos e aumenta autonomia dos vereadores

O presidente da Câmara, Ticiano Americano (Cidadania), colocou em prática, desde o dia 1º de dezembro, o programa Câmara Sem Papel, que permite aos servidores e vereadores fazerem todo o trabalho em ambiente virtual, sem a necessidade de materiais impressos.

“Um dos itens que a gente colocou em prática foi a Câmara sem Papel. Bastante simples, mas hoje os vereadores podem dar andamento nos processos de onde eles estiverem na cidade”, disse Ticiano.  

Eliminar o uso de papel nos trabalhos do Poder Legislativo era um dos principais compromissos assumidos por Ticiano Americano no dia 1º de janeiro de 2023, quando tomou posse como presidente da Câmara de Guarulhos para o biênio 2023-24.

Essa mudança trará enormes benefícios, não apenas para aqueles que trabalham no Legislativo, mas também para a população que, em última análise, é quem paga pelo funcionamento do órgão.

“Antigamente tinha aquela parte burocrática da presença, de imprimir muita documentação, imprimir muito papel, e isso vai ficando nas gavetas da Câmara Municipal”, disse Ticiano. 

Além da economia financeira com papel, tinta, energia e espaço de arquivo, o Câmara sem Papel representa também a seriedade do órgão com a questão ambiental, já que todos os documentos passam a nascer em ambiente virtual onde permanecerão armazenados.

“É um projeto nosso, quando a gente assumiu a Casa, e conseguimos pôr em prática, então é bem gratificante. Além das questões ambientais, a gente também amplia a transparência dos atos legislativos perante os órgãos de controle”, concluiu.  

O sistema é acessado pelo site guarulhos.sp.leg.br. Na verdade, trata-se de um portal que ampliou os serviços ofertados aos contribuintes, bem como o nível de transparência dos atos praticados pelo Poder Legislativo.

No novo sistema, todo cidadão poderá consultar os Projetos de Lei, de Resolução, Emendas à Lei Orgânica ou Decretos Legislativos que tramitam no Plenário da Casa e são discutidos e votados pelos vereadores. É possível também conferir de forma mais dinâmica a atuação de cada parlamentar. O mesmo vale para processos administrativos de compra ou locação feitos pelo órgão.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM