Prefeitura aposta em estratégia diferente do Estado na vacinação
Em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, apresentou Guarulhos como a sexta cidade com menor índice de vacinação contra a covid-19 em todo o Estado.
A gestão do governador João Doria (PSDB) criou o Vacinômetro, uma espécie de concorrência entre os municípios para verificar os mais eficientes na imunização. Segundo o levantamento, Guarulhos utilizou 75% das doses recebidas. Das 201.630 recebidas, 151.638 foram aplicadas.
Vale destacar que o prefeito Guti (PSD) decidiu reservar a segunda dose das vacinas, diante da incerteza no recebimento de novos lotes. A recomendação do Governo do Estado e do Ministério da Saúde é aplicar todas as doses, mesmo sem garantia de recebimento das próximas. Essa divergência faz Guarulhos figurar como a sexta com menor índice de vacinação.
Os técnicos da Prefeitura defendem que, ao reservar a segunda dose, as pessoas poderão ser realmente imunizadas. As vacinas Coronavac e AstraZeneca não garantem plena eficácia apenas com uma dose.
Guti já reclamou a Doria e secretários que Guarulhos recebe menos vacinas do que o necessário. Um movimento recorrente tem sido o de guarulhenses irem se imunizar na cidade de São Paulo, já que lá não é necessário agendamento e há uma maior quantidade de doses.