Gaiolas foram encaminhadas à Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente
Agentes da Inspetoria Ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) de Guarulhos apreenderam 15 pássaros silvestres em cativeiro ilegal nesta terça-feira (10) no Parque Primavera. As equipes atenderam a uma denúncia recebida pela Central 153 sobre possível comércio irregular em uma residência na rua Ajax.
A averiguação constatou 13 aves da espécie trinca-ferro-verdadeiro e duas da espécie pássaro-preto, as quais estavam em gaiolas, algumas sem anilhas (requisito exigido pelo Ibama), que devem conter informações sobre o criadouro e o número de registro. As agentes constataram ainda que a documentação de licença de criador do proprietário estava vencida desde 2023.
Diante disso, as aves e as gaiolas foram encaminhadas à Dicma (Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente), assim como o proprietário. A autoridade policial ratificou a apreensão das aves, determinando o direcionamento delas ao Cetras SP (Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres) para atendimento médico e veterinário.
Em seguida, foi lavrado boletim de ocorrência por crime ambiental, conforme o artigo 29 da lei 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna silvestre e prevê a detenção de seis meses a um ano e multa por matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.