Questionada pela reportagem do GRU Diário sobre medidas de fiscalização em praças em parques, locais onde muitos munícipes reclamam de aglomerações constantes, a Prefeitura de Guarulhos informou em nota que a Guarda Civil Municipal (GCM) “atende denúncias e faz trabalho de patrulhamento preventivo a fim de evitar aglomerações, que podem agravar ainda mais a pandemia”.
No último final de semana, chamou a atenção uma grande aglomeração de jovens no Parque Transguarulhense, no Parque Continental, com crianças e adolescentes empinando pipas e reuniões de jovens com bebidas mesmo com a quarentena determinada para evitar contágio pelo novo coronavírus.
A nota da Prefeitura ressalta que, neste caso, ocorreu uma ação da Guarda Civil Municipal com apoio da Polícia Militar, no domingo, 26.
“Antes da dispersão, a GCM orienta as pessoas sobre a necessidade de isolamento social e os perigos do contágio do novo coronavírus (Covid n- 19). Infelizmente, parte dessas pessoas aguarda a saída das viaturas para ocupar novamente o local, se colocando em risco”, afirmou a administração municipal.
De acordo com a Prefeitura, desde o início da campanha, a GCM já fiscaliza praças, quadras e outros espaços públicos em diferentes regiões da cidade, como Centro, Ponte Grande, Vila Galvão, Cabuçu, Taboão, Jardim São João, Jardim Fortaleza, Bonsucesso, Pimentas e Jardim Cumbica, atendendo cerca de 4 mil pessoas.
As denúncias sobre aglomerações podem ser feitas a qualquer hora pela Central de Atendimento da GCM (153 ou 2475-9444).
Vale ressaltar que, no caso da Transguarulhense, as reclamações dos moradores sobre pancadões e reuniões de jovens com bebidas é constante.
“Muitas vezes já começa na sexta com som alto, bebida, muito barulho e até gente se drogando. Muitas pessoas pensam até em vender seus imóveis, desvalorizados por conta desta situação”, explicou uma moradora.