Em outro caso ocorrido no Jardim Rosana, um GCM também reagiu a um assalto e matou um criminoso
Dois GCMs de Guarulhos reagiram a assaltos em duas ocasiões diferentes e conseguiram evitar a conclusão do crime. Em Itaquera, um Guarda Civil Municipal (GCM) do canil de Guarulhos reagiu a um crime dentro de um mercado e atingiu um dos criminosos. Em um comércio da cidade ocorreu uma situação similar, na qual um dos criminosos acabou morto.
O primeiro caso aconteceu na noite de terça-feira (18). O GCM estava dentro do mercado quando quatro bandidos chegaram e anunciaram o assalto. Eles fizeram o GCM deitar e mesmo após uma revista rápida não encontraram a arma.
O GCM espera os bandidos se distraírem e enquanto eles ficam de costas o agente consegue retirar a arma e esconder embaixo do corpo. Em seguida, quando os criminosos estão prestes a ir embora ele saca a arma e dispara.
Um dos bandidos foi atingido e encaminhado ao hospital, enquanto os outros três conseguiram fugir.
Em outro caso, ocorrido no Jardim Rosana, na região do Continental, em Guarulhos, um GCM de folga estava em um hortifruti quando um assalto foi anunciado. Ele reagiu ao crime, acertou um dos três criminosos que estavam local. Outro participante do crime foi detido e um conseguiu fugir.
Ambos os GCMs citados trabalham em unidades especializadas da GCM e contam com treinamentos diferenciados.