Ocorrências de perturbação do sossego aconteceram no fim de semana prolongado
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos recebeu 120 denúncias de perturbação do sossego, entre a noite de quinta-feira (20) e domingo (23), causado por festas com barulho excessivo, tumultos e obstrução de vias. As fiscalizações ocasionaram uma série de autuações em estabelecimentos comerciais e a apreensão de cinco veículos, incluindo uma carretinha de som.
A apreensão da carretinha ocorreu na rua Campo Redondo, no Parque Santos Dumont, após diversos moradores comunicarem que tiveram o descanso dificultado pela música alta e transtornos na via. Equipes de patrulhamento preventivo, tático e com cães policiais se mobilizaram para dispersar a multidão e devolver a normalidade ao bairro.
Já na noite de sexta-feira (21) agentes da GCM, da Polícia Militar e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizaram uma ação conjunta em bares, festas e outros estabelecimentos que promovem eventos na rua Guaratuba, na Vila Flórida, com o intuito de orientar os empreendimentos quanto às diversas reclamações sobre perturbação de sossego público de moradores da região.
“A maioria das solicitações foi atendida sem a necessidade de autuações, uma vez que eram encontros familiares ou ocorreram em estabelecimentos comerciais que cumpriram as orientações após diálogo com as equipes”, afirma a GCM.
Denúncias
Para denunciar perturbação de sossego público o cidadão deve entrar em contato com a GCM por meio da Central de Atendimento, que opera 24 horas por dia pelo telefone 153.
Caso os comerciantes descumpram o Código de Posturas do Município de Guarulhos, expresso na lei 3.573/90, podem sofrer apreensões, notificações, multas e a perda do alvará de funcionamento em caso de reincidência.